Seda
Se a peça de seda for branca, use água morna na lavagem, se for colorida o correto é utilizar água fria. Não torça a roupa, pois isso pode danificá-la seriamente. Apenas pressione suavemente, enrole numa toalha limpa e deixe secar à sombra na posição horizontal.
Jeans
Para não encolherem, deixar de molho em água fria muito salgada durante 24 horas.
Transpiração
Se o tecido for resistente, esfregue a mancha com água oxigenada. Para tecidos delicados, deixe de molho por meio dia em água fria com um pouquinho de vinagre branco.
Bolor
Se o tecido for branco e resistente, coloque na água com água sanitária diluída. Se o tecido for colorido, umedeça com suco de limão. Se for algum sintético ou seda, molhe num banho de leite.
Cheiro de suor na roupa
Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada coloque algumas gotas de limão numa panela de água e deixe fervendo. Quando a água estiver bem quente, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos. Cuidado com o tecido da roupa, pois se ele for muito fino essa dica pode estragá-lo.
Guardar roupa de inverno
Para proteger o vestuário de lã da traças, coloque nos armários e gavetas folhas de hortelã fresca, fechadas num saco de musselina, e deixe secar.
Roupas de lã
Peças de lã não reagem bem a lavagens normais. O tecido encolhe bastante depois do contato com a água, por isso é preferível a lavagem a seco. A roupa não pode ser torcida, e sim espremida. Na hora de secar, não coloque no sol. Deixe a roupa de lã num local ventilado na sombra, de preferência sobre uma toalha. A lã passa-se do avesso, com um pano molhado por cima, com o ferro muito quente
Roupas de couro
Nunca use produtos de limpeza, sabão de cozinha, sabonetes, detergentes, óleos ou álcool. Não guarde a peça em saco plástico. Isso pode causar mofo. Caso isto aconteça, use um pano branco de algodão embebido em água e vinagre branco e deixe secar naturalmente. O couro tem um odor forte; para que não fique muito intenso, coloque sempre a roupa para arejar. Nunca coloque sua peça de couro em máquina de lavar ou secar. Se a peça molhar, seque naturalmente evitando calor direto e umidade. Há uma diferença entre couro tingido do couro pintado. Os tingidos são: chamois, camurça e raspa. Para este tipo de vestuário procure uma lavanderia especializada. Os demais são pintados.
Retirar bolinhas de roupa de lã
No inverno é normal o aparecimento de bolinhas nas roupas de frio, principalmente aquelas feitas em lã. Essas bolinhas aparecem por causa do contato com outras peças ou de lavagens freqüentes.
Estenda a roupa em uma superfície plana e lisa a seguir enrole fita crepe ou durex na mão, deixando a parte adesiva para fora. Com movimentos rápidos grude a fita na roupa e puxe, fazendo com que as bolinhas fiquem presas na fita. Existe um equipamento conhecido como papa-bolinhas.
Malhas e Tricôs
Lavar a mão, no molho com detergente neutro, não podem ser torcidas, centrifugadas ou penduradas porque estiram e deformam. . O excesso de umidade pode ser retirado enrolando a peça em toalha felpuda
A secagem deve ser feita sobre uma tela na horizontal, em local fresco e arejado
Malhas e tricôs não podem ser passados, porque deformam
Cashmere
O melhor tratamento para cashmere é a limpeza a seco. Caso opte por lavar com água, use detergente neutro. Não devem ser passadas.
Veludo
O veludo cotelê pode ser lavado normalmente na máquina com sabão em pó. A secagem deve ser feita com a peça pendurada em local arejado e fresco, evite secadoras .
Veludo alemão só pode ser lavado a seco, já que qualquer outro tipo de limpeza pode estragá-lo.
Flanela
O tecido pode ser lavado na máquina com sabão em pó.Não utilize secadora .A secagem deve ser feita em local fresco e arejado Passe a roupa com ferro na temperatura de algodão .
Lilian Riskalla VSV MAGAZINE
Fonte: Site boas dicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário